terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ADSE, zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades

Então é assim? Corte para aqui, corte para ali, aumentos de IRS, despedimentos em massa na função pública e, enquanto o resto da malta é convidada a não ficar doente para não dar despesa ao SNS, anda tudo caladinho a ver se a ADSE não vai ao ar.

O argumento mais delirante para prolongar esta palhaçada é que a ADSE se autofinancia pelos descontos nos salários dos funcionários públicos. Por mim tudo bem e para não arrastar o assunto, se funciona assim tão bem, é estender a coisa a todos os portugueses e extinguir o SNS.

8 comentários:

Anónimo disse...

É o que eu digo sempre: ou se acabe com ela ou se a torne universal.

Porque isto de uns serem filhos da mãe e outros filhos da p*** não está com nada.

O Tribunal Constitucional não veio declarar que o corte dos subsídios do sector público eram inconstitucionais por violarem o princípio da igualdade? Então e na saúde? Que pouca vergonha é essa, de haverem diferenças entre trabalhadores? O SNS é o único serviço de saúde que o Estado deve prestar aos seus cidadãos. A querer criar subsistemas de luxo, que o faça para todos (obviamente com o pagamento de 1,5% também sobre o vencimento dos privados) sob pena de violar o mesmo princípio.

Redinha

Anónimo disse...

ADSE subsistema de luxo? Não me façam rir.E o que dizer de SAMS. EDP, ADMA, ADME e outros? Ainda não se convenceram que para haver certas regalias os descontos são muito, mas muito maiores que aqueles que se fazem para a SS ?

J. Ferreira disse...

O SAMS é efetivamente apenas financiado pelos bancários. Mais ninguém mete lá um tostão. Os outros referidos não sei. Qual a razão para a ADSE quando o estado já financia o SNS?

Anónimo disse...

Vamos lá ver uma coisa, a ADSE garante condições indiscutivelmente melhores que qualquer seguro e que o SNS. Não falo de cor, sei do que falo e posso assinalar as diferenças. Um privado que queira oferecer seguros de saúde aos seus trabalhadores é livre para o fazer porque cada um é dono do seu dinheiro e até o pode queimar se quiser. Mas o Estado, o Estado somos todos nós. Por isso, ou é para todos ou não é para ninguém.

Maria S. disse...

A razão realmente não sei e acho que o sistema de saúde, o chamado SNS,devia ser igual para todos os Portugueses, ou não, mas isso já era tema para outra conversa, mas aqueles que durante toda a sua vida ativa descontaram sempre, e não foi pouco, para a ADSE não deviam perder os benefícios.Mudem as leis mas progressivamente, com adaptações. O mesmo quanto às reformas da CGA. Se aplicaram mal o dinheiro que foi descontado durante 40 anos o aposentado não tem culpa nenhuma e vai ser penalizado quando já lhe tiraram esse dinheiro ao longo da vida.

Anónimo disse...

Anónimo das 3.14, os descontos para a ADSE são de 1,5% do vencimento. Isto é uma gota de água para a saúde. Como funcionário público, se recebo 1000 euros por mês, pago 15 euros para a ADSE e gozo de imensas vantagens a nível da saúde, como bem sabe.

20 euros paga um cidadão sem ADSE por um episódio de urgência num hospital público (pelo SNS).

Não vamos ser hipócritas, bem sabemos o bom que é a ADSE e por isso, não a queremos perder.

RCA disse...

Hmmm... Cheira-me que anda por aqui gente a fazer-se passar por funcionário público...

Anónimo disse...

RCA eu (anónimo das 6.05) não sou FP. Falei através do ponto de vista de um FP. Mas não o sou. Aliás, se a boca era para mim, peço desculpa se induzi ao erro, apenas quis mostrar um ponto de vista.